Tem idade certa para a primeira consulta no ginecologista?

Arquivo em: Ginecologia — Clínica da Mama @ 3:00 pm setembro 20, 2017

Tem idade certa para a primeira consulta no ginecologista?

Existe uma idade ideal para a primeira visita ao ginecologista? A resposta é depende. O ideal é que as consultas se iniciem antes da primeira relação sexual. Isso porque o médico irá realizar exames clínicos e indicará o melhor método contraceptivo para a paciente.

Ao contrário do que se imagina, a primeira consulta ao ginecologista não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Ela visa um acompanhamento médico especializado e o esclarecimento das principais dúvidas sobre a sexualidade.

Vejamos algumas questões que surgem sobre a primeira consulta ao ginecologista:

Qual a idade certa para a primeira consulta ginecológica?

Entre os 9 e 12 anos, uma série de dúvidas já começam a surgir sobre a sexualidade. Transformações no corpo, primeira menstruação, início das relações sexuais, enfim, período em que os hormônios estão florescendo.

O ideal é que a primeira consulta ao ginecologista ocorra antes do início da primeira menstruação ou logo após. O médico não apenas esclarecerá dúvidas da paciente, mas irá preparar a família para responder questionamentos.

Quanto mais cedo a consulta ao ginecologista for feita, menores as chances da ocorrência de problemas, como gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. O médico é o profissional que irá traçar um histórico da paciente e ajudará a sanar dúvidas que, muitas vezes não são esclarecidas em casa, seja por falta de um diálogo aberto ou por constrangimento.

Com qual regularidade se deve ir ao ginecologista?

Após a primeira consulta ao ginecologista, a adolescente deve realizar visitas uma vez ao ano. As primeiras consultas, em geral, são relacionadas a dúvidas fisiológicas, seja referentes ao ciclo menstrual, dores nas mamas, sexualidade, mudanças corporais, etc.

O médico ginecologista é o profissional que irá orientar a paciente, esclarecendo dúvidas e zelando para um desenvolvimento saudável, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico.

É através das consultas ao ginecologista que a paciente começa a conhecer melhor seu corpo e a entender o seu ciclo menstrual.

Quanto mais cedo, melhor!

Como dito acima, a primeira visita ao ginecologista deve acontecer antes ou logo após a primeira menstruação. A adolescente deve ser informada sobre o tratamento de cólicas e a importância da proteção nas relações sexuais. Vale destacar que a vacina contra o vírus HPV pode ser iniciada na faixa etária entre os 9 e 13 anos. O vírus é sexualmente transmissível e é uma das principais causas de câncer de colo de útero, quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.



MARQUE SUA CONSULTA / EXAME
 

(61) 3213 6625


Para Agendar Consultas, Exames e Procedimentos.

FALE CONOSCO


Quem Somos . Serviços . Nossos Médicos . Convênios . Contato . Notícias

Responsavel tecnico: Dr. Joao Bosco Batista de Lucena (CRM.DF 6652)
CLÍNICA DA MAMA | Unidade Asa Sul • Centro Clínico Sul 716| Unidade Asa Norte, W3 516 • Ed. Carlton Center | Unidade Taguatinga • Edifício Pátio Capital | Call Center (61) 3213 6625