Quais são os estágios do câncer de mama?

Arquivo em: Câncer de Mama — Clínica da Mama @ 9:00 am outubro 18, 2017

Quais são os estágios do câncer de mama

O câncer de mama é um dos que mais acometem as mulheres e quando detectado precocemente, aumenta as chances de um tratamento eficaz. Exatamente por esta razão, o autoexame e o exame de mamografia, são fundamentais, pois o início da doença não apresenta sintomas.

A doença costuma aparecer em mulheres acima dos 35 anos e pode também atingir alguns homens, embora seja raro. Ela é caracterizada por ser um tumor maligno, que se desenvolve na mama por consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células do local, que passam a se dividir e crescer descontroladamente, tanto no ducto mamário quanto nos glóbulos mamários.

Há diversos tipos de câncer de mama, cada um com sua especificidade, que variam de acordo com fatores como a presença ou ausência de receptores hormonais.

Já os estágios ou estádios da doença vão do 0 ao 4, classificados de acordo com a extensão do câncer:
Estágio 0

Nesse momento as células cancerosas ainda estão contidas nos ductos (carcinomas in situ) e normalmente as alterações celulares não chegam a formar nódulos. Geralmente é detectado com facilidade pela mamografia e as chances de cura são de praticamente 100%.

Estágio I

Nesse estágio o tumor já invadiu a região local, mas mede menos de 2 cm e não acometeu as glândulas linfáticas da axila. Seu diagnóstico pode ser através do autoexame, da mamografia ou de outros exames médicos e geralmente seu tratamento é com cirurgia e radioterapia.

Estagio II

O nódulo mede entre 2 a 5 cm e já atingiu alguns linfonodos. O tratamento utilizado geralmente vai além da cirurgia e radioterapia, incluindo a quimioterapia e a hormonoterapia.

Estágio III

Nesse momento os tumores já medem mais de 5 cm e se disseminaram por vários linfonodos próximos, podendo atingir músculos e pele. A maioria dos casos no Brasil é detectado nesse estágio e geralmente o tratamento é feito através da cirurgia, radio e quimioterapia.

Estágio IV

É caracterizado por tumores de qualquer tamanho com metástase e com as glândulas linfáticas já comprometidas. Nesse estágio, os tumores também já atingiram outras partes do corpo como os ossos ou pulmões. O tratamento consiste em hormonoterapia e quimioterapia e a sobrevida do paciente varia de acordo com a localização dos tumores e sua resposta ao tratamento.

Quanto antes detectado, maiores são as chances de sucesso do tratamento, por isso vale novamente salientar a importância dos exames de rotina e da ida ao ginecologista, assim como o autoexame mensal, que pode ser feito da própria residência da mulher.

 



MARQUE SUA CONSULTA / EXAME
 

(61) 3213 6625


Para Agendar Consultas, Exames e Procedimentos.

FALE CONOSCO


Quem Somos . Serviços . Nossos Médicos . Convênios . Contato . Notícias

Responsavel tecnico: Dr. Joao Bosco Batista de Lucena (CRM.DF 6652)
CLÍNICA DA MAMA | Unidade Asa Sul • Centro Clínico Sul 716| Unidade Asa Norte, W3 516 • Ed. Carlton Center | Unidade Taguatinga • Edifício Pátio Capital | Call Center (61) 3213 6625