Para que serve o exame de toque vaginal?

Arquivo em: Ginecologia — Clínica da Mama @ 9:00 am outubro 4, 2017

Para que serve o exame de toque vaginal

Ir ao ginecologista com frequência, ao menos uma vez ao ano, é essencial para que a mulher previna inúmeras doenças e faça um acompanhamento de sua saúde.

Profissionais da área ginecológica indicam inúmeros exames, como a mamografia, o Papanicolau e o exame de toque vaginal. O último é um dos exames mais importantes e infelizmente é evitado pelas mulheres por ser “desconfortável” ou incômodo, mas vale salientar que é uma das principais formas de prevenção de doenças.

Como é realizado o exame de toque vaginal?

Feito nas consultas ao ginecologista com mulheres que já iniciaram a vida sexual, ele pode até causar certo desconforto, mas é essencial , pois é um complemento praticamente insubstituível à análise das mamas e abdômen.

Ele é realizado na chamada posição ginecológica, deitada na maca do consultório e com as pernas levantadas e levemente abertas. Dessa forma o médico pode analisar o colo do útero.

Exame de toque vaginal na gravidez

Vale lembrar que ele também é muito realizado durante a gestação, nas consultas pré-natais, geralmente a partir de 34 ou 35 semanas, em que o profissional pode observar se há qualquer complicação durante a gravidez, dilatação, espessura do colo do útero ou infecções, por exemplo, que não podem ser detectadas com precisão durante o ultrassom. Este exame pode ser feito até no trabalho de parto, na fase ativa, quando a mulher apresenta uma dilatação de mais de 4 cm.

O que ele previne?

O exame de toque vaginal é capaz de auxiliar no diagnóstico de cistos, miomas, endometriose, doença inflamatória pélvica, alteração no volume dos ovários, infecções, observar o aspecto do colo do útero, dentre outros.

Não é comum sentir dor durante o exame. Portanto, caso isto aconteça durante o exame, é sinal de que pode haver algum problema.

FALE CONOSCO

Quem Somos . Serviços . Nossos Médicos . Convênios . Contato . Notícias

Responsavel tecnico: Dr. Joao Bosco Batista de Lucena (CRM.DF 6652)
CLÍNICA DA MAMA | Unidade Asa Sul • Centro Clínico Sul 716| Unidade Asa Norte, W3 516 • Ed. Carlton Center | Unidade Taguatinga • Edifício Pátio Capital | Call Center (61) 3213 6625