O que é mamografia e para que serve?

Arquivo em: Mamografia Digital — Clínica da Mama @ 12:38 pm novembro 20, 2017

O que é o exame de Mamografia

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge mulheres no Brasil, segundo dados do INCA – Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Todo câncer é caracterizado pelo crescimento rápido e desordenado das células e neste caso afeta as mamas, glândulas que se dividem em estruturas chamadas lóbulos e ductos mamários.

No Brasil, a OMS – Organização Mundial da Saúde estima que apareçam mais de 50 mil novos casos de câncer de mama anualmente e que a cada cem mulheres diagnosticadas com a doença, um homem é atingido.

Quando descoberto logo no início, com o nódulo menor que um centímetro, as chances de recuperação são de até 95%. Infelizmente, no Brasil, geralmente esse câncer é descoberto em estado avançado, já em metástase, momento em que o tumor se espalha para outras partes do corpo, como ossos e pulmão.

Justamente por todo esse contexto, é importante falar sobre a prevenção da doença. O ‘Outubro Rosa’, é uma iniciativa que visa conscientizar a sociedade sobre o câncer de mama, levantando questões sobre os cuidados, grupos de risco, formas de prevenção, exames e tratamentos, essenciais para evitar que novos casos surjam a cada ano, não apenas no Brasil mas em todo mundo.

Assim como os outros tipos de câncer, o de mama não tem uma única causa – elas são diversas, desde relações com o histórico familiar da paciente à menarca precoce. Assim, da mesma forma em que há diferentes causas e níveis de cânceres, há também diversos tratamentos.

Vale ressaltar a importância do autoexame: é o momento em que a mulher conhece o próprio corpo e passa a observar possíveis alterações nas mamas, como a presença de algum nódulo nos seios ou axilas. É importante realizá-lo mensalmente, mas acima de tudo, visitar o ginecologista ao menos uma vez ao ano para um acompanhamento e exames de rotina.

O que é Mamografia?

Um dos exames, provavelmente o mais importante e o mais capaz de detectar o câncer de mama ainda no estágio inicial é a mamografia. É um exame de raio-x feito no mamógrafo, onde a mama é comprimida por duas placas de acrílico para ser melhor observada. Pode ser convencional ou digital, a diferença entre elas está na forma em que a imagem da mama é captada.

Mesmo que seja considerada incomoda e desconfortável por algumas mulheres, a mamografia é extremamente necessária, porque pode detectar lesões benignas e cânceres em seu estágio inicial, até mesmo quando não conseguem ser percebidos pela paciente no autoexame e pelo médico nas consultas de rotina.

Nesse estágio, as chances de cura são muito grandes, o que torna o exame ainda mais importante. É recomendado, que mulheres acima de 40 anos, realizem a mamografia anualmente, aliada à consultas com o ginecologista.

Quando há casos de câncer de mama na família, em parentes de primeiro grau, os riscos são maiores de se desenvolver a doença. Recomenda-se que as essas pacientes iniciem os exames de mamografia, cerca de 10 anos antes da idade que seus familiares descobriram seus cânceres.

Em alguns casos, somente esse exame não é suficiente e precisa ser combinado com a ultrassonografia para um diagnóstico mais assertivo. A mamografia também pode ser indicada em avaliações de queixas clínicas ou de alterações em outros exames de imagem.



MARQUE SUA CONSULTA / EXAME
 

(61) 3213 6625


Para Agendar Consultas, Exames e Procedimentos.

FALE CONOSCO


Quem Somos . Serviços . Nossos Médicos . Convênios . Contato . Notícias

Responsavel tecnico: Dr. Joao Bosco Batista de Lucena (CRM.DF 6652)
CLÍNICA DA MAMA | Unidade Asa Sul • Centro Clínico Sul 716| Unidade Asa Norte, W3 516 • Ed. Carlton Center | Unidade Taguatinga • Edifício Pátio Capital | Call Center (61) 3213 6625