Existe preparo para o exame de densitometria?

Arquivo em: Densitometria Óssea — Clínica da Mama @ 3:00 pm dezembro 13, 2017

A osteoporose é uma doença óssea metabólica ligada diretamente ao avanço da idade. É muito mais comum no sexo feminino: após os 50 anos, pode atingir cerca de 15 em cada 100 mulheres e 5 em cada 100 homens.

Ela é caracterizada por causar o enfraquecimento da estrutura óssea e deixá-la vulnerável aos impactos que ocorrem no cotidiano. Isso leva à degeneração e perda gradual da densidade óssea, quando o corpo perde mais massa óssea do que é capaz de repor. O desenvolvimento da osteoporose aumenta a porosidade do osso e faz com que ele fique mais frágil e suscetível à fraturas.

O que causa a osteoporose:

Como já citamos, a idade avançada é um fator determinante para a doença, mas nem sempre é somente essa a causa:

Menopausa: É por causa dela que o número de mulheres com osteoporose é bem maior se comparado aos homens. A menopausa provoca uma grande queda no nível de estrogênio no organismo, hormônio responsável por fixar o cálcio nos ossos e retardar a reabsorção óssea. Ao interromper o ciclo menstrual, todo o sistema esquelético fica mais frágil e vulnerável;

Mau funcionamento do organismo: ele pode não estar realizando a reabsorção óssea corretamente, processo em que as células velhas são substituídas por novas, mantendo um bom funcionamento do sistema musculoesquelético.

Além disso, a perda de cálcio, falta de vitamina D no organismo e alguns hábitos como o sedentarismo, alcoolismo e tabagismo podem ser fatores influenciadores no desencadeamento da doença.

Vale ressaltar que a osteoporose é uma doença silenciosa e geralmente evolui de forma assintomática. Por isso, o paciente acaba sendo diagnosticado quando já está em um estado avançado da doença e sofreu alguma fratura. Realizar um acompanhamento regular com o médico, para que a osteoporose seja percebida o quanto antes é importante para a saúde da pessoa.

Quem está nos grupos de risco da doença precisa fazer um acompanhamento especializado para analisar e controlar a densidade óssea e perda de massa óssea.

A densitometria óssea é o exame indicado para fazer a avaliação dessa densidade óssea, capaz de detectar a osteoporose ainda em seu estágio inicial.

Como funciona a densitometria óssea?

É um exame rápido, indolor, incômodo e não invasivo, que dura cerca de 15 minutos. Ele quantifica a densidade mineral dos ossos para verificar se há algum grau de perda de massa óssea, através de uma análise computadorizada, utilizando uma quantidade mínima de raio x como fonte de energia.

O paciente apenas precisa se deitar em uma mesa própria para o exame, onde são obtidas imagens da coluna lombar e do fêmur, algumas das partes mais afetadas pela osteoporose. A comparação dos resultados obtidos pelo paciente, com os valores de referência para uma população semelhante, tanto em idade quanto em sexo, possibilita verificar o quanto o osso está comprometido.

A densitometria óssea precisa ser realizada por todas as mulheres acima de 60 anos ou por pacientes de ambos os sexos com queixas de osteoporose.

Quais os cuidados antes e depois de realizar a densitometria óssea?

Como é um procedimento não invasivo, ele não exige qualquer preparo, como ficar de jejum ou interromper o uso de determinados medicamentos. Após o exame, o paciente está livre para retornar às suas atividades normalmente.

Se a osteoporose for diagnosticada, é possível dar início ao tratamento o mais breve possível, que vai desde a prática de exercícios físicos e uma alimentação rica em cálcio até o uso de medicações específicas. Não há cura para a osteoporose. Tudo isso será indicado pelo médico especializado, que realiza o acompanhamento regular do paciente e conhece suas especificidades e necessidades.

FALE CONOSCO

Quem Somos . Serviços . Nossos Médicos . Convênios . Contato . Notícias

Responsavel tecnico: Dr. Joao Bosco Batista de Lucena (CRM.DF 6652)
CLÍNICA DA MAMA | Unidade Asa Sul • Centro Clínico Sul 716| Unidade Asa Norte, W3 516 • Ed. Carlton Center | Unidade Taguatinga • Edifício Pátio Capital | Call Center (61) 3213 6625