Como se preparar para uma ressonância magnética?

Arquivo em: Ressonância Magnética — Clínica da Mama @ 7:59 pm setembro 27, 2017

Como se preparar para uma ressonância magnética?

O exame de Ressonância Magnética (RM) também chamado de Ressonância Nuclear Magnética, é um método de diagnóstico que utiliza uma avançada tecnologia de imagem, onde através de ondas de rádio e campo magnético, criam-se imagens de órgãos internos, tecidos e estruturas do corpo humano.

A ressonância magnética é um dos exames mais precisos de diagnóstico por imagem, fornecendo resultados em alta definição dos órgãos internos do corpo.

Em relação aos tradicionais exames, a Ressonância magnética se destaca como um diagnóstico que fornece imagens mais detalhadas que outros métodos. Vejamos alguns procedimentos importantes para se preparar para a realização da ressonância magnética.

Respondendo o questionário

Antes de realizar o exame, o paciente receberá um questionário contendo perguntas referentes a vários aspectos de seu corpo. Algumas condições podem impossibilitar a realização da ressonância magnética como, por exemplo, marcapasso cardíaco, placa de metal, pino ou qualquer outro implante metálico.

Após o preenchimento correto do questionário, o paciente poderá avaliar juntamente com o técnico, todas as informações decorrentes do procedimento e verificar se há qualquer problema que impossibilite a sua realização.

É importante destacar que é fundamental que o paciente forneça informações sobre quaisquer exames de diagnóstico realizados anteriormente a ressonância magnética, como por exemplo, radiografias, outros exames de ressonância, ultra-som, tomografias computadorizadas, etc.

Preparando-se para o exame

Em geral, o exame de ressonância magnética não exige um preparo prévio. De acordo com a especificidade do exame, pode ser solicitado um jejum de 4 a 6 horas e tão logo o exame termine, o paciente pode retornar as suas atividades diárias.

Outro ponto importante é que a realização da ressonância magnética não requer a interrupção do uso de qualquer medicação. O exame, em geral, dura entre 15 minutos a cerca de uma hora, dependendo do objetivo.

O exame de ressonância magnética

Alguns exames de ressonância magnética exigem a aplicação de um contraste no paciente – que é um líquido que acentua a qualidade das imagens nos órgãos e/ou vasos sanguíneos. No entanto, não há motivo para preocupação, pois pouco tempo depois o líquido será eliminado através da urina.

O paciente é orientado a trocar-se, usando vestimentas fornecidas exclusivamente para a realização do exame, já que materiais metálicos, tais como zíper, botões, etc, podem afetar a qualidade das imagens. Não é permitido entrar na sala de realização do exame como objetos metálicos, tais como joias, próteses metálicas ou cartões magnéticos.



MARQUE SUA CONSULTA / EXAME
 

(61) 3213 6625


Para Agendar Consultas, Exames e Procedimentos.

FALE CONOSCO


Quem Somos . Serviços . Nossos Médicos . Convênios . Contato . Notícias

Responsavel tecnico: Dr. Joao Bosco Batista de Lucena (CRM.DF 6652)
CLÍNICA DA MAMA | Unidade Asa Sul • Centro Clínico Sul 716| Unidade Asa Norte, W3 516 • Ed. Carlton Center | Unidade Taguatinga • Edifício Pátio Capital | Call Center (61) 3213 6625