O que é Cancro da Mama?

Arquivo em: Câncer de Mama — Clínica da Mama @ 3:00 pm dezembro 20, 2017

É preciso ter cautela quando o assunto é câncer, causado quando há crescimento desordenado de células que invadem tecidos e órgãos. Uma das maneiras de se precaver da doença é fazendo exames preventivos anuais.

Não seria diferente com o câncer de mama. Além da realização mensal do autoexame, é necessário realizar anualmente, de acordo com seu histórico, exames de ultrassonografia, mamografia ou ressonância magnética.

O ciclo natural das células na glândula mamária é crescer e dividir-se em novas células. Quando já estão velhas ou danificadas, morrem. No caso de perderem seu mecanismo e sofrerem alterações no DNA, tornam-se células de cancro, que acabam produzindo novas células sem necessidade e de forma descontrolada.

O cancro de mama mais frequente chama-se carcinoma. Quando é originado nas células epiteliais, é classificado como carcinoma ductal, quando tem sua origem nas células dos lóbulos, chama-se carcinoma lobular.

O cancro ou câncer da mama é o tumor maligno mais frequente na mulher e o principal fator de risco para o desenvolvimento do mesmo é a idade. A partir dos 50 anos de idade, acaba duplicando sua ocorrência, passando a 200 casos por ano em cada 100.000 habitantes.

É o tipo de cancer que mais afeta e mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Felizmente, existem recursos hoje em dia para a rápida identificação da doença em estádios cada vez mais precoces, o que aumenta sensivamente as chances de cura.

É imprescindível ficar alerta aos sintomas:

  • nódulo ou espessamento da mama ou na zona da axila, detectável ao toque;
  • alterações no tamanho ou formato da mama;
  • dor no local; alterações na mama ou mamilo, visíveis;
  • sensibilidade no mamilo;
  • secreção ou perda de líquido do mamilo;
  • retração do mamilo e pele da mama;
  • mamilo ou aréola gretada ou descamativa;
  • vermelhidão ou inchaço.

Uma vez diagnosticado, é necessário verificar qual o estádio da doença, para proceder com o tratamento adequado.

Com base nos exames, o estadiamento da doença pode ser classificado em 4 fases:

Estádio 0 – o cancro é não invasivo, chamando-se in situ, por estar circunscrito a uma localização inicial;

Estádio I – o cancro tem uma dimensão inferior a 2 cm e há por vezes evidência microscópica de células tumorais nos gânglios da axila do mesmo lado;

Estádio II – o cancro da mama tem uma dimensão superior a 2 cm, mas mantém-se apenas evidência microscópica de células tumorais nos gânglios da axila do mesmo lado;

Estádio III – o cancro da mama tem uma dimensão superior a 5 cm e há evidência de doença nos gânglios da axila do mesmo lado, de maiores dimensões;

Estádio IV – as células do cancro da mama espalharam-se para outros órgãos, chamamos este fenómeno de metástases.

Para o tratamento do cancro de mama, é fundamental o trabalho conjunto de diversos especialistas para adquirir o melhor método de tratamento. A Clínica da Mama conta com profissionais capacitados para orientar, direcionar e auxiliar a paciente nesse momento. A forma de tratamento dependerá da situação do paciente, podendo envolver cirurgia, radioterapia ou até quimioterapia. São considerados fatores como idade e o estado pré ou pós-menopáusico, o estádio da doença e os subtipos de doença para a escolha do tratamento.

De uma forma geral, pode-se dizer que frequentemente inicia-se o tratamento pela cirurgia: há a cirurgia conservadora, na qual é retirada parte da mama e o cancro, seguida por tratamento de radioterapia; e a mastectomia, onde remove-se a mama em sua totalidade. Em ambos os casos pode-se recorrer à cirurgia plástica para a reconstrução das mamas.

Novamente, cada caso deve ser analisado individualmente, para a escolha do melhor tratamento possível.



MARQUE SUA CONSULTA / EXAME
 

(61) 3213 6625


Para Agendar Consultas, Exames e Procedimentos.

FALE CONOSCO


Quem Somos . Serviços . Nossos Médicos . Convênios . Contato . Notícias

Responsavel tecnico: Dr. Joao Bosco Batista de Lucena (CRM.DF 6652)
CLÍNICA DA MAMA | Unidade Asa Sul • Centro Clínico Sul 716| Unidade Asa Norte, W3 516 • Ed. Carlton Center | Unidade Taguatinga • Edifício Pátio Capital | Call Center (61) 3213 6625